Para quem não sabe...
Para quem não sabe, o dia do trabalhador comemora-se a 1 de Maio em homenagem a todos aqueles que lutaram por um horário e condições de trabalho dignas e humanas numa época de industrialização que não diferenciava sequer a idade ou o sexo dos operários.
A proposta de 8 horas de trabalho foi, durante anos, vista como utópica e revolucionária e tornou-se num dos principais objectivos de associativistas e sindicalistas gerando actos de violência contra os operários envolvidos, muitos deles terminando em cadeias ou na própria morte.
No dia 1 de Maio de 1886, uma manifestação reivindicativa das 8 horas de trabalho diárias levou mais de 1 milhão de operários norte americanos a entrarem em greve geral, juntando-se milhares deles em Chicago em pleno protesto. Confrontos violentos tomaram lugar nestas manifestações derramando sangue e culminando na explosão de uma bomba, 4 dias depois.
O resultado foi a morte e o ferimento grave de dezenas de trabalhadores e polícias e a prisão de outros tantos operários, entre os quais, oito líderes da manifestação. Estes líderes foram julgados pela explosão, sendo quatro deles condenados à morte por enforcamento e os outros a prisão perpétua.
Quatro anos mais tarde, em 1890, foi finalmente aprovada a lei a favor das 8 horas de trabalho diárias, e três anos depois uma investigação concluiu que a bomba que levara ao julgamento e condenação de oito operários havia sido colocada pela própria polícia.
Estes operários ficaram então conhecidos como Mártires de Chicago. O impacto deste acontecimento de fins trágicos repercutiu-se pela Europa e em 1889 foi decretado, em Paris, o dia 1 de Maio como Dia do Trabalhador.
Este dia ficou marcado em Portugal por diversas manifestações, sendo que, durante o Estado Novo estas eram organizadas e controladas pelo próprio Estado. Só após o 25 de Abril e o fim da ditadura no nosso país foi decretado feriado no dia 1 de Maio aquando de uma gigantesca manifestação que levou milhares de portugueses para as ruas. Não obstante, a lei das 40 horas semanais de trabalho (8h por dia) foi somente aprovada, em Portugal, em Maio de 1996 (apenas há 10 anos!).
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home